CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY





REGULAMENTO












            “Este campeonato tem como finalidade uma disputa saudável entre seus participantes, a integridade, a integração e o mérito de competir”

“Igualmente o atleta não é coroado, se não lutar segundo as normas”. II Timóteo 2:5


CAMPEONAO DE FUTEBOL
REGULAMENTO
CAPÍTULO – I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
REGULAMENTO DE FUTEBOL SOCIETY


Art. 1 – O campeonato será promovido e organizado pela Diretoria Regional de Ensino de Santa Maria.
Art. 2 – Este regulamento não poderá ser alterado, quanto a forma de disputa após sua aprovação.
Art. 3 – As equipes participantes do campeonato reconhecem o conselho disciplinar como único, e, definitiva instância para resolver as questões disciplinares.
Art. 4 – Cada equipe observará as datas estabelecidas pela tabela.
Art. 5 – As equipes deverão assinar a súmula legivelmente, para conferência das devidas assinaturas, sem rasuras, caso contrário à equipe será penalizada.
a)    Se o atleta não estiver legalmente inscrito, a equipe será penalizada com a perda de pontos, na partida que houver a infração;

b)    As equipes poderão inscrever atletas até a realização da segunda rodada. Após esta não será mais aceitas inscrições;


DOCUMENTAÇÃO

Art. 7 – As equipes deverão apresentar a DRE uma Xérox da identidade.

CAPÍTULO III
DAS PARTIDAS
Art. 8 – As equipes deverão se apresentar para as partidas devidamente uniformizadas. (camisa, short e meiões).
Art. 9 – As equipes deverão se apresentar no horário determinado pela tabela, para cumprir seus jogos, caso ultrapassar o prazo máximo de tolerância será penalizado com perdas de ponto através do W.O, sem direito a recursos.
Art. 10 – Quando a partida for suspensa por quaisquer dos motivos, assim se processará:
a)    Se o time que houver dada causa a suspensão era na ocasião a vencedora, será considerada pelo placar da partida, no momento da suspensão;
b)    Se a partida estiver empatada a equipe que houver dada causa a suspensão será declarada perdedora pelo escore de 1x0.
c)    Quando ocorrer uma vitória por WO, além de 3 (três) pontos ganhos, será aplicado o escore convencional de 1x0 a favor do vencedor.

Art. 11 – Nos casos de adiamento, interrupção ou suspensão da partida, deverá o Árbitro, no seu relatório, narrar a ocorrência em todas as circunstâncias, indicando os responsáveis quando for o caso.
Art. 12 – O arremesso lateral será cobrado só quando a bola transpor a lateral (com as mãos ou com os pés).
Art. 13 – O tiro de canto será cobrado com as mãos.
Art. 14 – Em caso de faltas os defensores deverão ficar a 3 (três metros) metros da bola.
Art. 15 – O número de jogadores dentro de campo será de apenas 06 atletas, no decorrer da partida.
Art. 16 – O tempo de cada partida será distribuído da seguinte forma 30x30 com intervalo de 05 minutos.
Art. 17 – Nenhuma partida será iniciada se uma ou ambas as equipes apresentarem-se com menos de 05 (cinco) atletas.
Art. 18 – Na hipótese prevista no artigo anterior, o arbitro aguardará 15 (quinze) minutos após a hora marcada para o inicio da partida será declarada vencedora a equipe regularmente presente em campo, prevalecendo W.O.
Art.19 - Ficarão instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por parte de atletas, técnicos e massagistas, médico, fisicultor ou qualquer outra pessoa registrada na equipe:

Quantidade Cartões
Suspensão
02 Amarelos
01 jogo
01 Vermelho
01 jogo
Art. 20 - Os atletas deverão utilizar chuteiras de travas de borracha (tipo society) ou tênis, sendo vedado o uso de chuteiras com travas de alumínio ou qualquer outra que comprometa a integridade física dos atletas. A vistoria do tipo de calçado deverá ser feita pelos capitães das equipes antes do início do jogo e aprovada pelo árbitro. Igual procedimento se dará quando houver a substituição de atletas. Não caberá qualquer tipo de protesto se o árbitro não aceitar o “veto” de uma das equipes e aprovar o tipo de calçado utilizado.
CAPÍTULO IV
DA ARBITRAGEM
Art. 21 O árbitro deverá apresentar-se para a partida 15 (quinze) minutos antes do horário determinado na tabela das competições, promovidas pela DRE.
Art. 22 – Deverão coibir o anti-jogo com firmeza e determinação.
Art. 23 – Deverão ao término da partida:
a)    Assinar a súmula
b)    Relatar fatos ocorridos na partida com isenção (caso haja)
c)    Relatar o motivo ou motivos da expulsão de atletas ou dirigentes (caso haja)

DOS RECURSOS

Art. 24 – Caberá recursos apenas para as punições que os atletas venham a sofrer e a equipe se achar no direito de defendê-los, que devera ser impetrada no prazo de próxima reunião após o ocorrido, em comunicação oficial a DRE.
Art. 25 – A DRE terá um prazo de 07 (sete) dias para deferir ou indeferir o recurso, após a decisão, não caberá nenhuma forma da defesa.

CAPITULO V
DAS PREMIAÇÕES

Art. 26 – AS PREMIAÇOES QUE SE FARÁ O CAMPEONATO
1º Lugar – Troféu e medalhas
2º Lugar – Troféu e medalhas
3º Lugar – Troféu e  medalhas
Obs. troféu para o goleiro menos vazado e troféu para o artilheiro.

CAPÍTULO VI
FORMA DE DISPUTA

Art. 31 – A forma de disputa será definida de acordo com o número de participantes, após a qualificação, podendo ser :
Ø  Eliminatória simples;
Ø  Eliminatória dupla;
Ø  Rodízio de chaves.
FORMAS DE DISPUTA

1.      Forma de disputa para 03 a 06 equipes:
Sistema de rodízio em um turno.
2.      Forma de disputa para 07 e 08 equipes:
Os concorrentes serão divididos em 02 grupos – A e B – e disputarão em sistema de rodízio em um turno.                         
3.      Forma de disputa para 09 e 12 equipes:
·         CRITÉRIO GERAL PARA RODÍZIO DENTRO DO GRUPO - de 02 A 06 equipes:

GRUPOS
1ª rodada
2ª rodada
3ª rodada
4ª rodada
5ª rodada
2 equipes
1x2
2x1
1x2*
-----
-----
3 equipes
2x3
(1 folga)
3x1
(2 folga)
1x2
(3 folga)
-----
-----
4 equipes
1x4
2x3
3x1
4x2
1x2
3x4
-----
-----
5 equipes
2x5
4x3
(1 folga)
5x1
3x2
(4 folga)
1x4
3x5
(2 folga)
1x3
4x2
(5 folga)
2x1
5x4
(3 folga)
6 equipes
1x6
2x5
3x4
5x1
2x3
4x6
1x4
3x5
6x2
3x1
2x4
5x6
1x2
6x3
4x5
*o jogo só será realizado caso necessário
·         CRITÉRIO GERAL PARA SEMIFINAL E FINAL COM DOIS GRUPOS - de 06 A 12 equipes:


Fase Semifinal -
Grupo
Equipe
X
Equipe
C
1º Grupo A
X
2º Grupo B
D
1º Grupo B
X
2º Grupo A

Fase Final -
Grupo
Equipe
X
Equipe
Observação
E
Perd. Grupo C
X
Perd. Grupo D
Decisão 3º e 4º lugares
F
Venc. Grupo C
X
Venc. Grupo D
Decisão 1º e 2º lugares


·         DE 01 A 06 equipes com grupo ÚNICO:
- Rodízio simples dentro do grupo com classificação estabelecida por critério técnico.

  • 06 equipes com 02 GRUPOS:
Fase Classificatória -
GRUPOS
Jg
1ª rodada
Jg
2ª rodada
Jg
3ª rodada
Grupo A
01
2x3
03
3x1
05
1x2
Grupo B
02
2x3
04
3x1
06
1x2

Fase Semifinal -
JOGO
Equipe
X
Equipe
07
1º Grupo A
X
2º Grupo B
08
1º Grupo B
X
2º Grupo A

Fase Final -
JOGO
Equipe
X
Equipe
Observação
09
Perd. Jogo 07
X
Perd. Jogo 08
Decisão 3º e 4º lugares
10
Venc. Jogo 07
X
Venc. Jogo 08
Decisão 1º e 2º lugares

A)   Será definida no congresso técnico
Art. 32 - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
 Em caso de empate na classificação final da 1º fase, entre duas ou mais
equipes, serão adotados os seguintes critérios eliminatórios:
I - Maior número de vitórias.
II - Maior saldo de gols.
III - Maior número de gols pró.
IV - Confronto direto (apenas em caso de empate entre duas equipes).
V - Sorteio que será realizado logo após o empate, na presença dos
representantes das equipes envolvidas.

Art. 33 – Os pontos se formarão da seguinte forma:
I - Vitória – 03 pontos
II - Empate – 01 ponto
III - Derrota – 00 pontos

5 – DOS DETALHES DAS REGRAS DE FUTEBOL SOCIETY:

I - TIRO DE META:
Deverá ser cobrado pelo goleiro com as mãos, ou por qualquer jogador da equipe favorecida pelo mesmo com o uso dos pés.
II - DEFESA DO GOLEIRO: Após fazer uma defesa firme, terá 5 (cinco) segundos para repassar a bola com as mãos para qualquer atleta de sua equipe, desde que este atleta não receba a mesma direto do seu goleiro, dentro da área adversária. Caso o goleiro faça uma defesa parcial, poderá repassar a bola com os pés para qualquer atleta de sua equipe, desde que este atleta não receba a mesma direto do seu goleiro dentro da área adversária.
O goleiro não poderá fazer nenhum lançamento de dentro de sua própria área de meta diretamente para a área de meta adversária, tanto com os pés ou com as mãos.
III - DEVOLUÇÃO PARA O GOLEIRO: Poderá devolver para o goleiro quantas vezes forem necessárias, mas o mesmo não poderá recebê-la com as mãos, a não ser que seja uma devolução involuntária ou de cabeça ou peito.
IV - LATERAL E ESCANTEIO: Deverão ser cobrados com as mãos e poderá ser cobrado para o goleiro, desde que o mesmo não o receba com as mãos e terá 5 (cinco) segundos para a cobrança do mesmo.
V - TIRO LIVRE: Qualquer falta no Futebol Sete/Society será tiro livre direto que poderá ser cobrado em 2 (dois) lances.
VI - QUANTO ÀS FALTAS: Cada equipe poderá cometer por período cinco (cinco) faltas coletivas com direito a barreira. Da 6ª falta em diante, deve ser por tiro livre com todos os jogadores atrás da linha da bola, caso a falta seja no setor de ataque de quem a sofreu; caso a falta seja no setor de defesa de quem a sofreu, deverá ser guardada a distância fixada pela arbitragem.
VII - APLICAÇÃO DO CARRINHO: Será caracterizado quando o atleta
utilizar os pés, deslizando sobre o solo, com participação de outro atleta da equipe adversária, e será considerado infração técnica e deverá ser punido com cartão disciplinar.
VIII - MÃO NA BOLA: Se o árbitro paralisar a partida para marcar uma infração de MÃO NA BOLA intencionalmente, o atleta deverá ser punido com um cartão disciplinar. Porém, se o árbitro paralisar a partida para marcar uma infração de BOLA NA MÃO, este não será advertido com cartão disciplinar e
somente será marcada uma falta técnica.
IX - SUBSTITUIÇÃO DE ATLETAS: Não haverá necessidade de parar o jogo para fazer a substituição, com exceção da substituição do goleiro que deverá ser feita na linha demarcatória de substituição, porém com autorização do juiz.

Santa Maria, 15 de junho de 2011.

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